A IMPORTÂNCIA DE UM CHECK-UP PÓS COVID-19
Dúvidas e desconhecimento sobre o coronavírus ainda são comuns passado mais de um ano do início da pandemia. Médicos e profissionais da saúde ainda estudam o vírus e suas CEPAS.
O que já se sabe é que a doença não afeta apenas o pulmão, mas também outros órgãos do corpo, como coração e rins. As sequelas do vírus são das mais diversas, vão desde fadiga persistente, déficit de memória, arritmia até perda de paladar. E a principal dúvida que surge entre as pessoas que foram infectadas é:
devo fazer um check-up médico? Quais especialidades devo procurar? E os exames?
O primeiro ponto é que depende muito do grau da doença que a pessoa teve: leve, moderado ou grave. As duas últimas envolvem, principalmente, a internação do paciente e, nos casos mais severos, a intubação em uma UTI. De uma forma geral, é importante que as pessoas façam, sim, um check-up e procurem um médico de confiança (independentemente da especialidade) após a recuperação da doença. É ele quem pode fazer essa avaliação mais ampla e indicar os especialistas que você deve procurar. Caso a pessoa não tenha um nome em mente, é indicado um clínico geral.
Para pessoas que tiveram um quadro leve uma consulta ao clínico geral e um exame físico podem ser suficiente. Esse profissional pode indicar um outro especialista a depender dos sintomas que a pessoa apresenta. Por exemplo: arritmia cardíaca, um cardiologista; perda de memória, um neurologista; ansiedade, quadros depressivos, um psiquiatra ou psicólogo; perda de cabelo, um dermatologista.
Quadros moderados e graves merecem mais atenção!
Esses são os casos que mais preocupam, principalmente quem necessitou do hospital para tratar a doença. De uma forma geral, o paciente vem com um comprometimento respiratório, porque a porta de entrada da covid-19 é o sistema respiratório e o primeiro comprometimento que se dá é a pneumonia viral, aí é indicado procurar um pneumologista, por exemplo.
Há pessoas que desenvolvem comprometimento cardíaco ou renal. Têm pacientes que apresentam descompensação de doenças preexistentes, como diabetes e hipertensão. Há quem desenvolva problemas neurológicos, com dificuldades motoras; também tem paciente que apresenta doenças nas articulações e há ainda as doenças psiquiátricas, desde um quadro de ansiedade, natural da situação, até surtos psicóticos. Por conta dessa gama de situações resultantes da infecção, é importante que o médico que deu a alta do paciente faça essa orientação de quais especialidades procurar.
A Gema Brazil disponibiliza para você o CHECK-UP EXECUTIVO. Saiba mais no nosso site.