BRASIL É REFERÊNCIA MUNDIAL EM CIRURGIAS CARDÍACAS

setembro 27, 2021 by Fabio
TEle-emergeciapng-e1586372205817.png

Os médicos são os responsáveis por grandes transformações na sociedade para o bem coletivo, descobrindo curas para doenças, solucionando problemas físicos, aliviando a dor e orientando pessoas quanto à forma saudável de se viver.

Ser um ótimo médico é algo que vai muito além de ter um alto domínio técnico. É preciso ser um bom gestor, ter um ótimo relacionamento com os pacientes e o mais importante: realmente se entregar e se dedicar àqueles que precisam de ajuda.

A excelência dos médicos brasileiros vem ganhando cada vez mais destaque internacional. Isso tem feito que com que o país seja muito procurado especialmente no segmento de cardiologia, onde inovações e bons resultados clínicos acabam chamando a atenção de hospitais e instituições médicas de outros países.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), vários cardiologistas brasileiros são responsáveis por novas cirurgias e inovações no tratamento que hoje foram incorporados por hospitais do mundo inteiro.

Para o presidente da SBC, é importante notar como a cardiologia brasileira é pródiga em talentos, citando nomes que além de cirurgiões, são especialistas que se destacam como professores, como Luiz Venere Décourt, de São Paulo e Arthur de Carvalho Azevedo, do Rio de Janeiro, que foram os mestres e incentivadores de várias gerações de cardiologistas não apenas do Brasil, mas de toda América Latina, responsáveis pela formação de milhares de especialistas

Brasil é destaque em cirurgia de Ross

O Brasil ocupa hoje lugar de destaque no mundo quando o assunto é cirurgia de Ross, única operação de troca da válvula aórtica que permite ao paciente voltar a ter uma vida normal.

A cirurgia de Ross é um procedimento que troca a válvula aórtica doente do coração pela válvula pulmonar do próprio paciente, sendo indicada especialmente para pacientes jovens, e vem obtendo resultados muito positivos.

Uma pesquisa de 2012 comparou a sobrevida de pacientes que passaram pela cirurgia de Ross com pessoas que não tem nenhum tipo de problema de coração. A constatação foi de que até duas décadas após a cirurgia esses pacientes têm uma vida normal, igual à da população que não sofre com doença valvar.

Brasil se destaca na América Latina na difusão de conhecimento acerca da cirurgia cardíaca

Em 1953 foi realizada com sucesso a primeira cirurgia cardíaca do mundo com circulação extracorpórea (máquina pulmão-coração artificial). A partir de então, o desenvolvimento tecnológico de equipamentos e dos procedimentos mudou o panorama desta especialidade. Em 1967 foi realizado o primeiro transplante cardíaco da história, fato que abriu caminho para a criação de diversos centros dedicados a cirurgias do coração em todo o mundo. O Brasil ocupa lugar de destaque na difusão de conhecimento acerca da cirurgia cardíaca na América Latina.

Com a introdução da cirurgia cardíaca minimamente invasiva se iniciou um novo capítulo nesta área da medicina e o Brasil com certeza está pronto para fazer história.