CÂNCER DE MAMA: TRATAMENTO PARA CASOS AVANÇADOS É CADA VEZ MAIS EFETIVO

outubro 13, 2021 by Fabio
B788F690-0451-4BA6-841C-A58DFEF8149E.jpeg

São muitos os medos e questionamentos que passam na cabeça de uma mulher quando ela é diagnosticada com câncer de mama. Porém, no meio desse turbilhão de incertezas e receios, existe uma boa notícia, um raio de esperança e alívio.

Um tratamento contra o câncer de mama  promete impedir o avanço da doença. Trata-se do palbociclibe, da farmacêutica Pfizer.

Ele é indicado para tratamento nos casos de câncer mais avançado e que tenha se espalhado por todo o corpo (câncer de mama metastático).

Segundo estatísticas, 30% dos casos de câncer de mama progridem para o estágio metastático.

O palbociclibe é indicado para o seguinte caso específico: mulheres na pós-menopausa com tumores nos seios que são estimulados pelo hormônio feminino estrogênio, mas que não possuem relação com gene HER-2.

Nestes casos a utilização da hormonioterapia (o palbociclibe em conjunto com o letrozol) inibe a ação do estrogênio nas células cancerosas e faz com que o câncer não progrida. Mas isso nos casos de o tumor já ter invadido outros órgãos.

O palbociclibe pode ser administrado oralmente e possui menos reações quando comparado com a quimioterapia.

Este tratamento pode aumentar a qualidade de vida das pacientes, já que a doença traz modificações significativas na rotina das mulheres. Além de, é claro, reduzir o medo da doença ao oferecer uma alternativa menos traumática do que a os tratamentos mais convencionais.

É importante destacar que, com este  tratamento contra câncer de mama avançado, a paciente consegue manter a doença controlada por um período maior, criando um cenário positivo e otimista para as mulheres diagnosticadas com câncer de mama avançado.