Crises de enxaqueca podem melhorar com a alimentação

janeiro 31, 2023 by Leticia Vidinha

Quem sofre, sabe: as crises de enxaqueca não são nada fáceis de lidar. Porém, existem maneiras de lidar com os sintomas. Crises de enxaqueca podem melhorar com a alimentação, através dela é possível aliviar o sofrimento causado pelas dores agudas. O primeiro passo é conhecer quais são os alimentos mais indicados para tal. Ficou curioso? Continue a leitura do blog post de hoje, aqui no Blog da Gema. Aproveite para compartilhar o conteúdo com amigos ou familiares que sofram com enxaqueca. 

 

Alimentos que ajudam as crises de enxaqueca

Antes de conhecermos os alimentos em si, vale a pena contextualizar sobre algumas propriedades especiais que podem ajudar no alívio da enxaqueca. Por exemplo, os alimentos com selênio ajudam a diminuir o estresse e, por consequência, diminuir a incidência de crises.  Do mesmo modo, o triptofano (um aminoácido essencial) ajuda na sensação de bem-estar e relaxamento. Também vale a pena ressaltar e valorizar os alimentos com Ômega-3, que colaboram para a desinflamação e aliviam as dores da enxaqueca. Investir em alimentos que possuam anti-histamínicos é uma forma interessante de aliviar o desconforto. Vale a pena ressaltar que a deficiência de magnésio (principalmente na gravidez) é um fator provocante de crises de enxaqueca, então suas dores podem estar associadas a essa insuficiência. Crises de enxaqueca podem melhorar com a alimentação focada no consumo dos elementos que citamos a cima. Agora, vamos aos alimentos aliados na luta contra a enxaqueca:

 

 > Sementes de linhaça, sardinha, atum e salmão: todos os alimentos são ricos em Ômega-3.

> Castanhas, amendoim e amêndoas: alimentos que possuem altos índices de selênio.

> Erva-cidreira, pão, arroz, maracujá, granola e feijão: são alimentos ricos em triptofano.

> Orégano, gengibre, cravo e canela: ótimas fontes de anti-histamínicos.

> Castanha-do-Pará, espinafre, avelã e alcachofra: alimentos poderosos em magnésio. 

 

Leia no Blog: alguns hábitos podem ajudar a combater a enxaqueca

Existem alimentos que podem provocar crises de enxaqueca?

Sim! Produtos industrializados que apresentam adoçantes artificiais são um grande inimigo da sua enxaqueca. Além disso, carnes curadas, embutidos, linguiça, salsicha, entre outros podem ser alimentos prejudiciais ao seu quadro clínico. Este último grupo de alimentos aumenta a dilatação dos vasos sanguíneos. Ou seja, um fator que pode provocar crises de enxaqueca.

 

Da mesma forma, os refrigerantes são vilões que devem ser evitados. Principalmente, em razão da cafeína.  Bebidas alcoólicas também podem provocar crises de enxaqueca. Assim como, chocolates e frutas cítricas. Neste caso, são alimentos que liberam prostaglandina, um hormônio que é responsável pela sensação de dor. Também vale a pena redobrar a atenção com temperos durante o preparo das refeições.

 

Melhore seus hábitos 

Quem acompanha as postagens no Blog da Gema, sabe muito bem: a vida saudável é um caminho fundamental. Logo, para evitar crises de enxaqueca, é primordial redobrar os cuidados com a alimentação. Além disso, a automedicação é outro assunto de grande importância. Você não deve, em hipótese alguma, comprar e ingerir remédios sem orientação médica qualificada. O ideal é consultar um especialista para ter um diagnóstico claro e um tratamento adequado para seu quadro clínico.

 

Gema Brazil – Cuidado personalizado para a sua saúde

Os concierges da Gema Brazil cuidam de todos os detalhes burocráticos para você ter o atendimento médico ideal, dos casos mais simples aos mais complexos, sempre que você precisar. Trabalhamos de forma 100% personalizada para encontrar hospitais, laboratórios, agendar consultas e muito mais. Em outras palavras, um suporte profissional, ágil e completo para que você tenha uma rotina muito mais tranquila e saudável. Quer saber como tudo isso funciona na prática? Envie uma mensagem via WhatsApp ou na página de contato.