Novembro Azul: foco na saúde masculina
O Novembro Azul é uma campanha global e que tem como foco a prevenção ao câncer de próstata. A iniciativa existe desde 2013 e começou com uma brincadeira entre amigos, na Austrália, que deixaram seus bigodes crescerem como forma de apoiar a mãe de outro colega que estava com câncer de mama. A brincadeira virou notícia e viralizou em todo o mundo. Hoje, aqui no Blog da Gema, apresentamos os principais pontos de atenção sobre o tema.
Principais exames do Novembro Azul
A prevenção é o caminho para combater o câncer de próstata. Dentro desse cenário, fazer os exames de PSA e de Toque Retal é fundamental para observar os primeiros estágios da doença. Logo, você precisa conhecer os detalhes de cada um:
- PSA: é um exame de sangue.
- Toque Retal: é feito pelo urologista, no próprio consultório.
Antes de mais nada, é importante saber que um exame ajuda o outro. Ou seja, você pode realizar ambos. O que acontece é que o PSA apresenta algumas limitações. Logo, o exame de Toque Retal pode complementar o diagnóstico. Para o médico, ter os dois exames / resultados é ter mais garantia sobre as reais condições do paciente.
Leia no Blog: conheça os diferenciais da Telemedicina
Fatores de risco e de proteção
- Fatores de risco: alguns fatores de risco podem contribuir para o surgimento e agravamento da doença. A idade é um deles. Ou seja, homens a partir dos 50 anos possuem mais chance de desenvolverem o câncer de próstata. Além disso, também podemos citar a etnia (homens negros são mais suscetíveis), a obesidade e o tabagismo.
- Fatores de proteção: uma vida mais saudável é fundamental para diminuir as chances de desenvolver o câncer de próstata. Por isso, faz toda a diferença ter uma alimentação balanceada e realizar atividades físicas.
De olho nos sintomas
Todos os homens devem redobrar a atenção em relação aos sintomas da doença. Nesse sentido, podemos apontar os seguintes sinais de que algo deve ser analisado mais profundamente:
- Disfunção erétil.
- Fluxo urinário fraco ou interrompido.
- Sangue na urina ou no sêmen.
- Vontade de urinar frequentemente, principalmente à noite.
IMPORTANTE: alguns dos sintomas citados podem também estar relacionados a outras doenças. Por exemplo, a frequência urinária que também é comum em casos de hiperplasia prostática benigna (crescimento benigno da glândula). Em suma, isso significa que o médico deve ser informado com clareza sobre qualquer mudança.
Leia no Blog: você sabe o que é medicina personalizada?
Gema Brazil – Cuidado personalizado para a sua saúde
Os concierges da Gema Brazil cuidam de todos os detalhes burocráticos para você ter o atendimento médico ideal, dos casos mais simples aos mais complexos, sempre que você precisar. Ou seja, um trabalho 100% personalizado para encontrar hospitais e laboratórios, agendar consultas e muito mais. Em outras palavras, um suporte profissional, ágil e completo para que você tenha uma rotina mais tranquila e saudável. Quer saber como tudo isso funciona na prática? Envie uma mensagem via WhatsApp ou na página de contato.