Setembro amarelo: cuidar da saúde mental não é um sinal de fraqueza

setembro 22, 2022 by AdminUser
madison-lavern-4gcqRf3-f2I-unsplash.jpg

Foco na saúde mental. O Setembro Amarelo é uma campanha que existe desde 2014. Uma criação da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). Seu objetivo é bem claro: alertar sobre o suicídio no Brasil. Basicamente, um mês de alerta sobre a importância de cuidar da saúde mental. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Gema Brazil.

Leia no Blog: 7 sinais de infarto para redobrar a atenção

A importância da saúde mental é o foco do Setembro Amarelo

Existem muitos tabus sobre a importância da saúde mental, o foco da campanha de Setembro Amarelo. Você certamente já ouviu alguns deles. Por exemplo, que cuidar da saúde mental é sinal de fraqueza. Ou que é algo sem importância. Algo que não devemos nos preocupar. Porém, não é bem isso que acontece. A saúde mental orienta a nossa vida. Está relacionada ao bem-estar e à felicidade no dia a dia.

O impacto negativo disso é o descaso. É deixar de procurar ajuda quando mais é necessário. Ou seja, não dar a devida importância para algo que é bem sério. Por outro lado, quem reconhece o valor da saúde mental, vive com mais tranquilidade. Além disso, sabe que em momentos mais profundos e sérios, é possível buscar ajuda de quem é especialista na área.

E isso não vale apenas para o próprio cuidado. Faz toda a diferença observar com atenção alguns sinais em amigos e familiares. Pessoas próximas podem precisar de ajuda e você pode ser o primeiro contato de suporte. Confira algumas dicas para colocar em prática no dia a dia:

  • Converse com os amigos sempre que necessário.
  • Dê exemplos ao orientar.
  • Tente motivar a visão pelo lado positivo de uma situação.
  • Esteja próximo.
  • Seja uma fonte de positividade.
  • Compartilhe emoções.
  • Esteja aberto ao diálogo.
  • Transmita confiança.

Uma boa e sincera conversa pode fazer a diferença. Isso acontece porque a pessoa com a saúde mental fragilizada, na maioria dos casos, precisa de um ombro amigo. Precisa se sentir querida e reconhecer em terceiros, um caminho para uma vida mais feliz. Ao compartilhar as próprias emoções e experiências, você pode se tornar um exemplo a ser seguido. Uma fonte de inspiração.

Leia no Blog: alimentação pós-parto é muito importante para amamentação

Você já ouviu falar sobre os pilares da saúde mental?

A saúde mental, ao longo da vida, é sustentada por alguns pilares. Como acontece em uma residência, os pilares emocionais sustentam a nossa saúde mental. Entendemos por pilares emocionais tudo aquilo que damos valores especiais. Por exemplo, o casamento ou a carreira. Os filhos e o trabalho. As amizades e assim por diante. Quando um destes pilares é abalado ou mesmo destruído, nossa saúde mental é afetada. Por exemplo, quando o casamento chega ao fim. Assim como, quando perdemos o emprego.

Sinais de alerta

Da mesma forma que devemos cuidar diariamente da saúde mental, também devemos olhar com atenção para alguns sinais de alerta junto a amigos e familiares:

  • Tristeza.
  • Falta de esperança.
  • Sentimento de culpa e desamparo.
  • Dificuldade de concentração.
  • Problemas para dormir.
  • Alterações de peso.
  • Desinteresse pela vida profissional ou social.
  • Mudança repentina da qualidade do sono.
  • Medos incontroláveis.

Dicas para cuidar da saúde mental

Devemos “alimentar” o cérebro com positividade para cuidar da saúde mental. Ou seja, devemos consumir aquilo que nos faz bem. Dentro desse cenário, podemos pensar em assistir séries ou filmes. Ou, também, jogar futebol com os amigos, sair para jantar com o namorado e assim por diante. Quando fazemos o que gostamos, nosso cérebro entende que estamos querendo adicionar boas experiências.

Além disso, algumas práticas são recomendadas. Por exemplo, praticar exercícios físicos. Durante o esforço do corpo, ocorre a liberação de dopamina, um neurotransmissor que gera a sensação de prazer. É o chamado “hormônio da felicidade”. Ao mesmo tempo, ocorre a redução de hormônios que levam ao estresse, como o cortisol. Quando pensamos em sintomas de depressão e ansiedade, é uma combinação muito indicada.

A espiritualidade também ajuda. Isso porque, auxilia na concentração e na própria respiração. Ajuda a nos conectar com as próprias emoções. A queda na inquietação contribui para maior reflexão sobre a própria vida, os desafios, os dilemas e assim por diante.

Gema Brazil – Cuidado personalizado para a sua saúde

Os concierges da Gema Brazil cuidam de todos os detalhes burocráticos para você ter o atendimento médico ideal, dos casos mais simples aos mais complexos, sempre que você precisar. Um trabalho 100% personalizado para encontrar hospitais e laboratórios, agendar consultas e muito mais. Em outras palavras, um suporte profissional, ágil e completo para que você tenha uma rotina mais tranquila e saudável. Quer saber como tudo isso funciona na prática? Envie uma mensagem via WhatsApp ou na página de Contato do site.