SONECAS MAIS LONGAS PODEM FAZER MAL AO CORAÇÃO

fevereiro 24, 2022 by Fabio
Fotolia_211705034_Subscription_Monthly_M-1-1200x800.jpg

Aquele gostoso cochilo após o almoço pode fazer muito mal ao seu sistema cardiovascular. Ao menos é o que aponta a Sociedade Europeia de Cardiologia.

A entidade, que reúne profissionais de 150 países, alertou que as sonecas com mais de uma hora de duração aumentam as doenças cardiovasculares e podem levar à morte precoce.

 

O estudo foi apresentado no congresso realizado no último dia 01 de setembro. Foram analisados 20 estudos com 313 mil participantes, nos quais 40% tinham o hábito de cochilar após o almoço.  O objetivo do estudo era estabelecer evidências entre o hábito e doenças cardiovasculares e morte precoce.

A conclusão foi que sonecas com duração superior a 60 minutos estavam associadas a um aumento de 30% no risco de morte precoce e 34% em doenças cardiovasculares em relação aos que não dormiam. Já os cochilos mais leves, com duração menor que uma hora, não tinham conexão com doenças cardiovasculares e nem com morte precoce.

 

Segundo o médico Zhe Pan, da Universidade de Guangzhou – China, “é senso comum que tirar uma soneca após o almoço melhora o desempenho para o restante do dia e neutraliza os efeitos das poucas horas de sono dormidas durante a noite. Mas a longo prazo essa soneca pode trazer prejuízos. Nosso estudo mostrou isso”.

 

 

De um modo geral, sonecas de qualquer duração estavam ligadas ao aumento de 19% nas chances de morte precoce, com um achado mais relevante entre as mulheres: neste caso, o percentual subia para 22%. Já os cochilos breves, de menos de uma hora, não tinham conexão com o surgimento de doença cardiovascular. Ainda de acordo com o doutor Pan, poderiam inclusive beneficiar quem dorme mal à noite. Embora as causas das consequências negativas para o corpo ainda não tenham sido esclarecidas, há estudos que sugerem sua relação com altos níveis de inflamação no organismo – um perigo para a saúde do coração e para a longevidade.