CHAPARE: NOVA AMEAÇA À SAÚDE MUNDIAL?
Um novo vírus que causa febre hemorrágica e pode levar à morte foi transmitido entre humano. O caso, primeiro documentado nesse tipo de transmissão, aconteceu na Bolívia e já causa uma certa preocupação nos órgãos mundiais de saúde. Já que não haviam casos documentados da transmissão do vírus entre humanos.
O vírus Chapare faz parte faz parte da família dos arenavírus, a mesma de outros vírus que causam diferentes tipos de febre hemorrágica. A contaminação por arenavírus costuma ocorrer com seres humanos pelo contato direto com roedores infectados, como mordidas ou arranhões. Ou pelo contato com a urina, fezes ou saliva desses animais.
A confirmação de que houve transmissão de pessoa para pessoa do Chapare na Bolívia foi apresentada nesta semana durante encontro anual da Sociedade Americana de Medicina Tropical e Higiene.
Segundo médicos e pesquisadores é bem possível que a transmissão entre humanos ocorra por saliva, sangue, sêmen e secreções corporais.
Os casos ocorreram na cidade de Caranavi, distrito de La Paz, capital boliviana.
Dois pacientes com febre hemorrágica Chapare, infectaram três profissionais de saúde que vieram a óbito.
Ainda não é possível cravar com certeza como o vírus causa a febre hemorrágica em humanos, já que foram poucos os casos registrados.
O Departamento de saúde dos Estados Unidos e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças Pan-Americano estão estudando os casos.