COVID-19 É MAIS DANOSO EM FUMANTES
A OMS alertou para o fato de que fumantes são mais propensos a desenvolver problemas graves quando contraem a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
A Organização Mundial de Saúde analisou diversos estudos que comparam os quadros clínicos de fumantes e não fumantes com a covid-19. No caso dos fumantes, o tabaco dificulta a luta dos pulmões contra o coronavírus e outras doenças respiratórias.
O tabaco é um grande fator de risco para doenças cardiovasculares, câncer, doenças respiratórias e diabetes, que colocam as pessoas nestas condições em maior risco de desenvolver doenças graves quando são afetadas pela covid-19.
Ou seja, as pesquisas recentes sugerem que fumantes correm maior risco de desenvolver doenças severas ou irem a óbito, diz o texto.
A OMS explica que segue avaliando novas pesquisas constantemente, inclusive aquelas que examinam os efeitos do uso de tabaco e nicotina nos pacientes com coronavírus.
Os fumantes tem 29% mais probabilidade de relatar até cinco sintomas conhecidos da doença e 50% mais probabilidade de relatar mais de 10 sintomas.
Os autores do estudo concluíram que ter mais sintomas adicionais de covid-19, como perda do olfato, dores musculares, diarreia, mostra que os fumantes experimentaram uma gama mais ampla de sintomas do que os não fumantes e, portanto, tiveram uma experiência mais grave da doença.