EXAMES DE SANGUE SEM REALIZAR JEJUM? SIM, JÁ É POSSÍVEL!

abril 30, 2021 by Fabio
E93C571A-232C-4E0D-8813-2630C520A3AA.jpeg

Para a maioria dos exames de sangue, a exigência do jejum caiu. Para entender a necessidade ou não de jejum, é preciso saber que os resultados dos exames se baseiam em informações científicas que indicam parâmetros de normalidade em determinada população, sob condições específicas. Os valores apurados no exame de uma pessoa são sempre comparados com esses dados. A necessidade de jejum, tradicionalmente, sempre esteve vinculada a essas informações. Um exemplo disso é o exame de colesterol (perfil lipídico), antes , solicitava-se jejum de 12 horas, mas hoje admite-se a coleta sem jejum.

Isso ocorreu porque, com o passar do tempo, descobriu-se que as dosagens do colesterol podem ser interpretadas e contribuir para o diagnóstico, independentemente do jejum prévio. Além disso, a qualidade técnica dos exames evoluiu e se tornou menos dependente das variações das amostras.

Por outro lado, existem exames como o de glicemia cujo jejum pode alterar a interpretação porque a referência, em relação à dieta, ainda é importante. Assim, a coleta —com ou sem jejum— será determinada pelo médico de acordo com a informação que ele precisa obter. E o resultado, em geral, indicará padrões de normalidade – com e sem jejum.

O sangue é sempre colhido em sua forma total. Mas, a depender do que é preciso analisar, apenas uma parte desse material será utilizado. Por exemplo, se é preciso avaliar os componentes da célula, o sangue será observado em sua forma integral. Já quando o objetivo é analisar a glicose, interessa somente a parte do soro, que compõe o plasma. Desde o momento da coleta, a amostra sanguínea é disposta em tubos específicos, que são identificados por cor e, dali, seguem em direção às respectivas áreas de análise.

Para que serve o exame de sangue? A maioria das moléculas do seu corpo pode ser avaliada por meio de um teste sanguíneo. Ele é considerado um espelho que reflete o funcionamento do seu organismo e as condições da sua saúde no momento em que ele é realizado. Após a consulta e o exame físico, o teste sanguíneo é uma prática complementar que auxilia o médico a investigar sintomas, diagnosticar determinada doença ou monitorar fatores de risco para doenças crônicas, como o diabetes e doenças cardiovasculares (como o AVC – Acidente Vascular Cerebral). Estima-se que exames de sangue estejam envolvidos em 70% dos diagnósticos.

Realize seus exames de sangue periodicamente.