ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA É ESSENCIAL NA PANDEMIA
A pandemia nos trouxe novas preocupações. Além das preocupações com a saúde física, a Covid-19 também é impulsionadora do sofrimento psicológico.
Essa sobrecarga emocional, frente a um cenário instável e imprevisível, tem causado um aumento decasos de ansiedade, depressão, solidão e síndrome do pânico, segundo o Conselho Federal de Psicologia (CFP).
A perda de amigos e familiares também fez com que os casos de transtornos por luto aumentassemconsideravelmente.
Alterações nos ciclos de sono e no apetite, assim como mudanças comportamentais, são sinais comuns que o corpo emite quando ultrapassando oslimites de tristeza e desconforto.
Por isso é tão importante entender e cuidar da imunidade psicológica. Diferente da imunidade do organismo – alimentada por fatores externos – a imunidade psicológica é ativada de forma interna,com ações preventivas capazes de proteger pensamentos, emoções e sentimentos.
Esse cuidado pessoal se torna possível quando a estrutura psicológica de um indivíduo é preparada para lidar com estresse, medo, angústia, ansiedade, mudanças de humor, entre outras emoções.
Existem práticas simples que ajudam a lidar com a rotina durante a pandemia de uma forma mais tranquila:
– Restringir o tempo de uso das redes sociais;
– Manter uma rotina pessoal;
– Fazer um bom aproveitamento das horas vagas com ações que agreguem no bem-estar, como ouvir música, fazer exercícios, meditar;
Lembrando que essas ações NÃO SUBSTITUEM a ação de um especialista quando as coisas não vão bem. Visite nosso site para conhecer melhor nosso plantão psicológico de orientação online!