NOVO TRATAMENTO PODE ACELERAR EM SEIS VEZES REGRESSÃO DO CÂNCER DE MAMA
Um novo composto pode acelerar em até seis vezes a regressão do câncer de mama. Ao menos é o que garante um estudo recentemente publicado na Science Signaling, revista científica distribuída pela Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS). O estudo foi realizado por pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e da Universidade de São Paulo.
.O tratamento tem início antes da utilização da Quimioterapia. O objetivo é enfraquecer as células tumorais.
Foram levantados 192 compostos, que estavam em uma biblioteca do laboratório de Harvard. Os compostos foram testados para verificar qual deles atingiria a célula especificamente do triplo-negativo(Triplo-negativo é como se chama o tipo mais severo de câncer de mama).
Já era sabido que agiriam no metabolismo das células.
De acordo com os pesquisadores, ao deixar o tratamento contra o tumor mais eficiente, reduz-se o tempo que o paciente estará sujeito aos efeitos colaterais dos medicamentos tóxicos utilizados na quimioterapia.
Os testes duraram 21 dias e os resultados foram muito positivos.
Com a quimioterapia houve regressão de 10% do tumor.
No tratamento combinado, o tumor diminuiu 60%. Ou seja, a terapia foi 500% mais eficaz e bem menos agressiva.
O câncer de mama é um tipo de câncer que cresce mais rápido, tendo opções de tratamento limitado. No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o país deve ter cerca de 66 mil novos casos de câncer de mama por ano entre 2020 e 2022.