ROUQUIDÃO NEM SEMPRE É UM PROBLEMA SIMPLES DE SAÚDE
A rouquidão pode acometer 3 em cada 10 adultos ao longo da vida, e até mesmo aparecer em crianças. Nos últimos anos tem-se observado o aumento significativo de casos entre professores, idosos e indivíduos que fazem uso mais intenso da voz. Seja ela temporária ou permanente, a rouquidão pode dificultar a comunicação e reduzir a qualidade de vida.
As causas para isso variam desde uma simples inflamação da laringe até o câncer, e algumas delas são mais frequentes entre as mulheres, como os nódulos vocais. Os especialistas garantem que muitos quadros de disfonia( esse é o termo técnico que os médicos utilizam para se referir às alterações da voz) podem ser prevenidos e tratados com medidas simples como o uso cuidadoso e repouso da voz, boa hidratação e medicamentos.
Já nas situações mais graves, a estratégia terapêutica inclui terapia vocal e até cirurgia. Apesar disso, o conselho médico é não ignorar o sintoma. Isso porque ele pode ser o primeiro e único sinal do tumor de laringe, e o diagnóstico precoce aumenta a chance de cura.
A rouquidão pode acometer igualmente todas as pessoas, inclusive crianças, e algumas de suas causas são mais frequentes entre as mulheres por motivos anatômicos, como os nódulos (as pregas vocais femininas são menores).
Nos últimos anos, porém, o sintoma tem sido cada vez mais comum entre professores, idosos e indivíduos que fazem uso mais intenso da voz.
Muitos episódios de rouquidão passam sozinhos sem causar prejuízo algum. Mas os especialistas advertem que toda alteração da voz deve ser avaliada por um médico, especialmente quando ela dura por 14 dias ou mais, e tal mudança não esteja associada a gripe ou resfriado.
Os médicos alertam que observar esse sintoma e ignorá-lo é preocupante porque o câncer de laringe, na sua fase inicial, pode ter como único sintoma essa alteração vocal.
Mantenha-se hidratado com bebidas frescas ou em temperatura ambiente, evite o tabaco (inclusive o fumo passivo), use microfones ou megafones para não forçar a voz, caso tenha de falar em público e mantenha uma boa rotina de sono.