REPOSIÇÃO DE VITAMINA D É MESMO IMPORTANTE?
A fim de prevenir problemas relacionados a doenças autoimunes, envelhecimento celular e enfraquecimento dos ossos, muitos médicos receitam altas doses de vitaminas D aos seus pacientes. Mas será que isso é realmente necessário?
Se pensarmos que o Brasil é um país que durante o ano inteiro a presença do sol é intensa, parece ser um exagero tantos pedidos de exames e prescrições para reposição de vitamina D. Já que a exposição solar é a maior fonte natural da vitamina.
Atualmente, estão mais comuns do que deveriam os pedidos médicos para os exames de vitamina D e as receitas que prescrevem a sua suplementação. E isso pode representar um perigo! Por isso uma segunda opinião médica é sempre importante.
Se a falta de vitamina D traz problemas, as superdosagens também podem apresentar sérios riscos à saúde. A hipercalcemia, ou seja, o excesso de cálcio no sangue, é uma das consequências. O que pode causar pedras nos rins e consequentemente a perda de função desse órgão. A hipervitaminose D também pode prejudicar a saúde dos ossos.
Por isso fique atento e faça seus exames regularmente.