COVID-19: DÚVIDAS E CERTEZAS
Casos de contaminação pelo novo coronavírus continuam a se espalhar pelo mundo. O que faz governos de diversos países e a OMS(Organização Mundial da Saúde) compartilharem diariamente recomendações para tentar combater a transmissão do novo vírus.
Não à toa uma campanha intensa de distanciamento e isolamento social tem sido adotada pela população.
Mas quando se fala em isolamento social, isso significa dizer que eu não posso ter contato com mais ninguém?
Não, fique calmo. As recomendações não são tão rígidas assim. O que se pede é que tenha o contato com o menor número de pessoas possível. Sendo assim é recomendável sair de casa apenas para o que for extremamente necessário, evitar aglomerações de pessoas e sempre respeitar a distância mínima de 2m de uma pessoa para a outra.
Com tantas informações cruzadas, você deve estar se perguntando o que é e o que não é seguro adotar como prática de sua nova rotina.
Essas medidas, conhecidas como intervenções não farmacológicas, incluem lavagem das mãos, uso de álcool em gel, desinfetantes nas superfícies e o distanciamento social, que é justamente afastar todas as pessoas de aglomerações para que a cadeia de infecção seja diminuída até ser quebrada por completo. Isso sem tempo definido.
Com tantas incertezas em relação a uma doença que se espalha rapidamente e tem o potencial de levar a morte, você pode se sentir estressado.
Caso isso aconteça, converse com os seus familiares e amigos, mesmo em isolamento social. Faça uso das redes sociais e tecnologias para se manter próximo, mesmo que distante, das pessoas que te fazem bem, e sempre considere as informações de fontes confiáveis.