Outubro Rosa: cuidado que vale para o ano todo
Campanha internacional de prevenção do câncer de mama, o Outubro Rosa faz parte de um movimento iniciado em 1991. Naquele ano, a Fundação Susan G. Komen for de Cure, de Nova Iorque, distribuiu laços cor-de-rosa aos participantes de uma corrida de rua, chamada de “Corrida pela Cura”. O objetivo era conscientizar as pessoas sobre a doença e estimular o diagnóstico precoce. Como resultado, vários países do mundo passaram a adotar o mês de Outubro e a cor Rosa como símbolos da saúde feminina. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do post, aqui no Blog da Gema, e fique por dentro dos sinais de alerta e dicas de prevenção.
A campanha de Outubro Rosa salva vidas
Segundo a OMS, a Organização Mundial da Saúde, são pouco mais de 1 milhão de casos novos de câncer de mama todos os anos. É o tipo de câncer mais comum em todo o mundo, principalmente em regiões menos desenvolvidas. Por exemplo, no Brasil, a incidência é maior na região Norte. E são vários os fatores de risco que podem levar ao desenvolvimento da doença:
Fatores hormonais
- Primeira menstruação antes dos 12 anos.
- Menopausa após os 55 anos.
- Quando a mulher não gerou filhos.
- Gravidez após os 30 anos.
- Consumo de contraceptivos orais.
- Terapia de reposição hormonal, durante um período superior a 5 anos.
Aspectos comportamentais
- Quando a grande exposição à radiação, como em radioterapias, tomografias, entre outros métodos.
- Sobrepeso ou obesidade.
- Consumo exagerado de álcool.
- Falta de atividades físicas.
Fatores genéticos
- Mutações específicas nos genes BRCA1 e BRCA2.
- Presença de casos de câncer de mama na família, principalmente antes dos 50 anos.
- Histórico familiar de casos de câncer no ovário.
- Quando há histórico familiar de casos de câncer de mama em homens.
Sinais de alerta
Primeiramente, ficar alerta aos sinais de uma doença é fundamental para a cura da patologia. Nesse sentido, com o câncer de mama não é diferente. Por isso, a atenção redobrada é algo que deve fazer parte da vida da mulher:
- Nódulo mamário endurecido, indolor e fixo.
- Secreção com sangue ou serosa pelos mamilos.
- Mamas endurecidas, gerando dor ou não.
- Retração ou mudança de aparência na pele das mamas.
- Inchaço nas mamas.
- Inchaço nos braços.
- Vermelhidão nas mamas.
- Mudança de formato ou posição do mamilo.
- Presença de nódulo nas axilas ou pescoço.
Leia no Blog: cuidar da saúde mental não é sinal de fraqueza
O que pode ajudar na prevenção?
Algumas ações ajudam efetivamente a combater o câncer de mama. Por exemplo, parar de fumar. Inclusive, vale a pena ressaltar que as fumantes passivas também são expostas aos malefícios do fumo. Além disso, a prática de atividades físicas deve fazer parte da rotina feminina. Podemos também citar o controle do peso como uma medida efetiva. As mulheres também devem evitar o consumo exagerado de álcool.
IMPORTANTE: ao fazer o autoexame e notar algo diferente nas mamas, como dos exemplos que citamos anteriormente, consulte o médico. O diagnóstico precoce é imprescindível para aumentar as chances de cura, já que permite o início de um tratamento.
Gema Brazil – Cuidado personalizado para a sua saúde
Os concierges da Gema Brazil cuidam de todos os detalhes burocráticos para você ter o atendimento médico ideal, dos casos mais simples aos mais complexos, sempre que você precisar. Ou seja, um trabalho 100% personalizado para encontrar hospitais e laboratórios, agendar consultas e muito mais. Em outras palavras, um suporte profissional, ágil e completo para que você tenha uma rotina mais tranquila e saudável. Quer saber como tudo isso funciona na prática? Envie uma mensagem via WhatsApp ou na página de contato.